segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CONSELHO AOS PAIS

Quem é pai e mãe sabe como é difícil educar um filho nos dias atuais que vivemos. As vezes pensamos estar fazendo o que é melhor na educação de nossos pequenos, porém, quando olhamos para eles não os vemos felizes e satisfeitos com nossas atitudes. No livro Orientação da Criança na página 282 encontramos o seguinte texto:
"Muitas vezes se instala nos corações infantis a rebelião, devido a uma errônea disciplina por parte dos pais quando, houvesse sido seguida a devida direção, elas teriam formado caracteres harmônicos e bons."
Este texto nos mostra que muitas vezes nós, pais, na ansiedade de corrigir nossos filhos, acabamos cometendo erros que somente trazem para o coração infantil tristezas, desilusões e rebeldia. Nós, pais, precisamos mostrar que somos amigos de nossos filhos, que eles podem confiar a nós os seus maiores segredos. Mas, para que isso aconteça precisamos ser bondosos e gentis com os pequeninos.
"Quando a mãe dá no filho uma sacudidura ou pancada, julgais que isto o habilita a ver a beleza do caráter cristão? Verdadeiramente não. Apenas tende a despertar no coração mau sentimento, e a criança não é corrigida em absoluto". Orientação da Criança - página 282
A criança precisa ser corrigida ao cometer um erro, e é nessa hora que os pais precisam pedir orientação a Deus para fazer o que é certo. Precisamos mostrar firmeza e ao mesmo tempo amor. No livro acima citado página 283 lemos:
"Não deve a mãe permitir que a criança leve vantagem sobre ela num simples caso sequer. E, para manter essa autoridade, não é necessário recorrer a medidas grosseiras; uma mão firme e segura, e uma bondade que convence a criança de vosso amor, alcançará o propósito. Se os pais querem que os filhos sejam agradáveis, nunca lhes devem falar de uma maneira áspera".
: "Como sarcedote da família, deve o pai tratar delicada e paciente com os filhos. Deve cuidar para não despertar neles um espírito combativo. Não deve permitir que a transgressão passe sem corretivo, mas assim mesmo há um modo de corrigir sem despertar as piores paixões do coração humano".
Fale com amor à criança, diga quão triste está o Salvador, e de que é preciso pedir perdão a Ele. Precisamos mostrar aos nossos filhos como é bom andarmos em retidão, e para que isso se torne realidade em nosso lar, nós os pais, precisamos ser exemplos dentro e fora de nosso lar. Jesus em breve virá, o tempo está correndo e as horas que passamos juntos aos nossos filhos são sagradas. Não podemos perder tempo, precisamos educa-los para serem bons filhos, bons maridos e esposas e também para serem ótimos pais. Lembrem-se, se não instruirmos nossos filhos no caminho do Senhor, o inimigo os instruirá para o caminho do mal os ganhando para o mundo. As paixões carnais estarão em seu viver, os seus passos não mais os conduzirão para o céu, mas sim para a perdição eterna.
"Pais, tendes estudado o governo paterno para que possais educar com sabedoria a vontade e o impulso de vossos filhos? Não é o bastante dizerdes: fazei isto ou aquilo. Preparai o caminho para o vosso filho obedecer alegremente as vossas ordens; ensinai-lhes a pedir ao Senhor que os ajude nas pequenas coisas da vida. Se não educardes, haverá um que o fará, pois Satanás está procurando sua oportunidade de semear no coração a semente do joio.Orientação da Criança - Página 31
Passos que podem te ajudar na educação de seu filho.
Leia livros que possam te orientar na educação de seus filhos, na área religiosa sugerimos o livro Orientação da Criança escrito por Ellen G. White.
Procure se atualizar lendo sobre o comportamento infantil nos dias atuais e também sobre adolescência, pois seus filhos passarão por esta fase também. Peça ao Pastor de sua igreja para oferecer palestras sobre o assunto, convidando pessoas entendidas no assunto para serem os palestrantes. Outro passo importante é matricular seu filho(a) em uma escola cristã (Escola Adventista).Separar tempo para ficar com seu filho(a), passeie e divirta-se com ele. Abrace-o e mostre o quanto você o ama. Diga a ele: "eu te amo". Freqüente regularmente a Escola Sabatina.Informe-se junto aos professores de como está sendo o comportamento dele na classe.Compre e estude a lição com seu filho(a). Realize o culto familiar todos os dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário